sexta-feira, 17 de outubro de 2008

A minha decisão

Vendo e lendo todas estas coisas sobre a obesidade e vendo também todos os riscos de saúde que corria, foi então que decidi procurar meu medico de familia e pedir ajuda, decidindo então que queria colocar uma Banda Gástrica , mesmo sabendo que era um processo demorado , mas também se tivesse que esperar 2 ou 3 anos , ainda era nova.... e foi ai que comecei a minha caminhada no combate à gordura.

Passo então a explicar o que é uma Banda Gástrica


Como Funciona:

A técnica da banda gástrica ajustável consiste na colocação de um pequeno anel ao redor da porção superior do estômago. Este anel, cinta, ou como é mais conhecida, banda gástrica, divide o estômago em dois compartimentos: um pequeno que fica acima da banda e irá armazenar pouca quantidade de alimento que, quando cheio, causa a sensação de saciedade; e um segundo compartimento maior, que é o resto do estômago normal abaixo da banda, e que continuará a participar do processo digestivo normal, recebendo e enviando o alimento para o duodeno.

Como os receptores que traduzem para o cérebro a mensagem de saciedade se encontram na parte de cima do estômago, o paciente terá o apetite diminuído e ficará satisfeito com refeições bem menores que antes da operação. A banda gástrica é possui um balão que fica em contato com o estômago e que, à medida que é inflado, reduz a velocidade de esvaziamento da pequena câmara, limitando a capacidade de armazenamento de alimento. Este balão é ligado por um estreito tubo de silicone a um pequeno dispositivo para injeção que é implantado sob a pele e que permite uma calibração do diâmetro do anel e, por conseqüência, da velocidade de esvaziamento do reservatório gástrico. Esta propriedade possibilita um ajuste a qualquer momento após a cirurgia, adequando a restrição gástrica às necessidades e à tolerância de cada pessoa.

O paciente é forçado a mastigar bastante e a comer lentamente, ingerindo pequenos bolos de cada vez, promovendo um estímulo constante do paladar e uma sensação de saciedade mais precoce; conseqüentemente há uma redução do volume diário ingerido, levando a uma diminuição do aporte calórico diário e a perda de peso.


• A banda é colocada na parte superior do estômago separando-o em uma parte maior e outra menor.

• A banda pode ser ajustada para diminuir ou aumentar a passagem do alimento.

• A cirurgia pode ser revertida.

• A digestão e absorção são normais.




Resultados:
Em estudos realizados na Suécia, a perda de peso média em 28 meses após a cirurgia foi de 68% do excesso de peso.


Riscos:
Enquanto as principais cirurgias acarretam um certo nível de risco, os riscos e as considerações a seguir são específicos para este procedimento:

• Perfuração gástrica ou lesão no estômago;

• Vazamento ou torção do portal de acesso;

• Pode não obter a sensação de ter corrido o "suficiente":

• Náusea e Vômito;

• Obstrução da saída;

• Dilatação da bolsa;

• Migração da banda / deslizamento.

Sem comentários: